ESTÁGIO
Comandante da Aeronáutica ministra palestra sobre liderança e gestão no Estágio de Comando da FAB
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou, nesta terça-feira (11/11), uma palestra no Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB), realizado na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu 75 Oficiais Superiores de diversos quadros da Força Aérea Brasileira (FAB), indicados para exercer cargos de Comando, Chefia e Direção em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER). A atividade contou ainda com a presença de membros do Alto Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e Oficiais da FAB.
Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica destacou que liderar vai além de administrar recursos — é inspirar, orientar e cuidar das pessoas que garantem o cumprimento da missão da Força Aérea. “Comandar exige mais do que administrar recursos — é exercer a liderança com equilíbrio, discernimento e coragem, sempre guiado pelos valores da hierarquia, da disciplina e pelo compromisso inabalável com o Brasil”, ressaltou. 
A palestra foi estruturada em etapas que abordaram temas como Ética e Valores, Vocação Inovadora, Concepção Estratégica, Governança de Sistemas, Infraestrutura, Valorização do Efetivo e Comunicação com a Sociedade. Os tópicos reforçaram a importância de uma liderança pautada em princípios, inovação e compromisso com o bem-estar do efetivo.
O Comandante da Aeronáutica também orientou os Oficiais a conhecerem suas equipes, compreenderem suas funções e oferecerem apoio constante, enfatizando que controlar, defender e integrar o espaço aéreo é a essência da Força Aérea Brasileira — uma missão que envolve não apenas o efetivo militar, mas toda a sociedade. “Ao chegarem aos seus Comandos, observem o efetivo com atenção. Entendam as rotinas, as dificuldades e as conquistas de cada integrante. O verdadeiro líder é aquele que conhece sua equipe, oferece suporte e cria um ambiente em que todos se sintam parte da missão! ”, recomendou.
Para a Coronel Intendente Alessandra De Santis Guedes, a palestra reforçou o cuidado com o efetivo como base para o fortalecimento institucional e o desenvolvimento humano dentro da Força. “O Comandante mostrou que cuidar das pessoas é essencial para construir uma Força Aérea inovadora, tecnológica e preparada para o futuro. A saúde do efetivo, a boa gestão e o orgulho de pertencimento são pilares que sustentam uma instituição forte, capaz de evoluir sem perder seus valores e seu compromisso com o bem-estar do militar e da sociedade”, destacou.
O Major Aviador Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, que assumirá o comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, ressaltou a relevância da palestra para sua nova função, que exige liderança, planejamento e sintonia de equipe. “Ouvir o Comandante da Aeronáutica foi inspirador. Essa troca de experiências reforça que liderar é servir e motivar o grupo para alcançar a excelência. Levo daqui ensinamentos fundamentais para conduzir a Esquadrilha da Fumaça com o mesmo espírito de coesão e comprometimento que define a Força Aérea Brasileira”, afirmou.
Ao final, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno deixou uma mensagem que resume o espírito do comando e a missão da Força Aérea: “Mission first, people always!” A expressão — “A missão em primeiro lugar, as pessoas sempre” — sintetiza o princípio de que a excelência operacional da Força Aérea depende do comprometimento com o cumprimento da missão, sem jamais negligenciar o cuidado com o efetivo que a torna possível.
Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
